A PLASOC-M, Plataforma da Sociedade Civil (SC) para a Saúde e Direitos Humanos em Moçambique, que tem como um dos principais objectivos, assegurar a participação efectiva, coordenada e sistemática das Redes e Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos processos de planificação, operacionalização, monitoria e avaliação das intervenções do sector da saúde no País. Como tal, considera pertinente assegurar maior envolvimento dos actores comunitários, por meio de diálogos contínuos e/ou complementares.
É dentro desta perspectiva, que a PLASOC-M está empenhada em coordenar e liderar o processo de desenvolvimento de capacidades institucionais e técnicas das OCBs a nível nacional, para a sua melhor intervenção na resposta ao HIV em Moçambique. Na sua abordagem, a PLASOC-M tem estado a liderar e a engajar a SC na planificação e preparação das propostas, bem como na definição das prioridades das OCBs e constituências em termos de intervenções que contribuem para melhor a contribuição da SC na resposta ao HIV em Moçambique.
Nesta perpectiva, a PLASOC-M pretende realizar workshops regionais de engajamento, retro informação e preparação da SC para a fase de Grant Making do Fundo Global, nas regiões Sul, Centro e Norte do país. Os workhops regionais te como objectivo:
(1) assegurar o contínuo engajamento e participação da SC na definição de prioridades no processo de planificação das intervenções da SC no sector de saúde em Moçambique, com foco na promoção da retro informação sobre os seguintes processos:
(2) Analisar os desafios de mobilização de recursos financeiros para o engajamento da SC nos processos de planificação das intervenções do sector da saúde em Moçambique.
(3) Fazer o ponto de situação da implementação do Projecto de Monitoria Liderada pela Comunidade (MLC).
(4) Levar a cabo, visitas de acompanhamento a OCBs que implementam o Projecto de Monitoria Liderada pela Comunidade (MLC) no âmbito das subvenções lideradas pela PLASOC-M.