Quem Somos

QUEM SOMOS

Plataforma da Sociedade Civil para Saúde e Direitos Humanos em Moçambique

A PLASOC-M – Plataforma da Sociedade Civil Para Saúde e Direitos Humanos em Moçambique, é um mecanismo representativo das Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham na área da saúde e direitos humanos.

A PLASOC-M é composta por redes e organizações da Sociedade Civil moçambicanas que trabalham em várias temáticas ligadas à saúde e direitos humanos e que visa assegurar a participação efectiva, coordenada e sistemática das Redes e Organizações da Sociedade Civil em todos os processos de planificação, operacionalização, monitoria e avaliação do sector da saúde no País.

A PLASOC-M é um mecanismo criado para mobilizar, organizar, capacitar e coordenar as Organizações da Sociedade Civil nas acções de advocacia, monitoria e na formulação de políticas públicas, acesso e oferta de serviços de qualidade na área da saúde.

PILARES

No quadro da sua governação, a PLASOC-M assenta em quatro pilares

Os quatro pilares constituem por si uma componente de advocacia e monitoria de políticas públicas, programas, estratégias e intervenções.

Pontos que gostaríamos de Advogar:

  • Uma maior inclusão do utente, paciente de HIV e das comunidades que vivem na área de saúde na organização de serviços da unidade sanitária.

  • Maior reconhecimento do contributo das OCBs, OSCs na melhoria no aumento da adesão ao tratamento, redução dos abandonos, na distribuição comunitária de medicamentos e adesão para toma de medicamentos.

  • Reforço da Capacidade da Sociedade Civil através de mecanismos de financiamento e capacitação para engajamento na melhoria da qualidade dos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva, HIV-SIDA, Malaria e SMI.