Funcionários do Congresso Americano Reúnem-se com o Governo Moçambicano e com a Sociedade Civil

Funcionários do Congresso Americano visitaram Moçambique nos dias 9 e 10 de Agosto de 2023, com o objectivo de se inteirarem sobre os diferentes programas na área do HIV, Tuberculose, Malária e Doenças Tropicais Negligenciadas, que recebem apoio do Governo dos EUA, incluindo o PEPFAR. Como parte da sua agenda, a delegação americana reuniu-se no dia 10 de Agosto, com o Governo de Moçambique (representado pelo CNCS), Sociedade Civil (representada pela PLASOC-M) e com a ONUSIDA.

No encontro organizado pelo PEPFAR, o Governo de Moçambique destacou a importância da visita dos congressistas americanos, principalmente numa altura crucial para a resposta nacional ao HIV e com o impacto resultante da contribuição do Governo dos EUA e outros parceiros. Na sua intervenção, o Dr. Francisco Mbofana disse ser um dado que milhares de moçambicanos estão vivos por conta do trabalho conjunto do Governo de Moçambique, do Governo Americano e da Sociedade Civil. Mbofana enfatizou a necessidade de continuar refletindo e trabalhando no que precisa ser feito para acabar com a epidemia antes de 2030. Recordou ainda ,que o país está a trabalhar numa agenda de sustentabilidade, onde o Governo poderá assumir mais responsabilidade sobre a resposta, e como a sociedade civil pode fazer isso também.

A Dra. Gilda Jossias, Presidente da PLASOC-M, presente no encontro, falou do trabalho desta plataforma, particularmente com o apoio do PEPFAR nas intervenções de Monitoria Liderada pela Comunidade (MLC) e como esta abordagem contribui para o alcance do controle da epidemia. Falou do exercício conjunto entre a PLASOC-M e o PEPFAR, no processo de assegurar o Mapeamento das Organizações Comunitárias de Base (OCBs) e desenvolvimento de um plano para capacitação das OCBs locais, para que estas possam contribuir melhor na resposta ao HIV em Moçambique.

Por sua vez, a delegação americana agradeceu aos participantes e disse que a motivação da visita era de facto, ouvir diretamente o país e suas comunidades. Os funcionários do Congresso Americano confirmaram estar entusiasmados com a paixão dos participantes por seu trabalho e o compromisso de promover a resposta. Destacaram o importante papel da delegação para mobilizar recursos e garantir que os programas atendam aos interesses e necessidades do país. Disse ainda ser importante ouvir o país sobre as suas reais necessidades. Nas suas notas finais, deixaram uma mensagem de apreciação à abordagem holística que foi descrita pelos participantes na resposta ao HIV em Moçambique, bem como continuar esta discussão com base na retro informação inerente à visita a Moçambique.